segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Salmos 147:19 Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos, a Israel.

INTRODUÇÃO
Quando lemos a Bíblia através da revelação do Espírito Santo, nosso coração é tocado por algo extraordinário que mexe com a nossa vida, pois a palavra de Deus toca a nossa alma. Pela palavra de Deus nós vemos o amor de Deus para com o homem e isto é algo tão maravilhoso que nos constrange (2ª Coríntios 5:14 Porque o amor de Cristo nos constrange). Por que nos constrange? Porque o homem pecador não se sente digno de receber o amor de Deus demonstrado por nós, o qual foi trazido por sua misericórdia. O texto que lemos é exemplo disso, nos fala de um personagem bíblico cuja história é um grande exemplo do amor de Deus para com aqueles que Ele escolhe, pois Deus o escolheu antes do seu nascimento: Gênesis 25:23b ...e o maior servirá ao menor. Malaquias 1:2b-3a Todavia amei a Jacó. E aborreci a Esaú. Quanto à bênção da promessa Jacó não tinha direito, pois não era ele o primogênito. O seu nome Jacó quer dizer suplantador vem do verbo hebraico akhav, suplantar, dar rasteira. Porém Jacó queria a bênção e Deus o deu e iniciou mudando seu nome de Jacó para Israel (Gênesis 32:28 Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste). Jacó recebeu a bênção do Senhor e é isso que vamos discorrer agora.


DESENVOLVIMENTO
A história de Jacó poderá ser semelhante a nossa história. Nós nascemos pecadores, pois todos nós pecamos e destituídos fomos da glória do Senhor. Nossa herança carnal transmitiu a nós o pecado e assim estamos sem direito à bênção da vida eterna. Porém Deus nos elegeu para que tenhamos vida eterna. Para isso Deus projetou para nós uma única saída para essa situação de pecador.

Mostra a sua palavra a Jacó: Cabe a Deus, pelo seu amor, mostrar sua palavra ao pecador a qual irá resgatá-lo se assim o pecador desejar, pois a Palavra do Senhor é quem ajusta o homem a Deus: Salmos 119:11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. É neste momento que o homem tem um encontro com Jesus, para assim seguir uma vida em santificação. Aquele que quer seguir a Jesus em sua vida terá um novo nascimento, uma vida transformada; Lutando cada dia para rejeitar o pecado: Hebreus 12:1b-2a ...deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé. É a palavra quem vai acrescentar fé em Deus ao coração do homem que busca a bênção do Senhor: Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Os seus estatutos e os seus juízos, a Israel: O homem que quis seguir a Jesus, este terá um novo nome, uma nova vida. Deus mostra a ele os seus estatutos e os seus juízos para que esse novo homem siga. Aquele que tem um novo nascimento, quem o governa é o Senhor, pois aqueles a quem Deus chama, a estes, Deus faz um concerto para a vida eterna, ou seja, ao novo homem, Deus mostra a ele seus estatutos, isto é, a sua vontade. E a vontade de Deus é que o homem viva eternamente com Ele. Porém o juízo seria uma vida sem Deus, ou seja, haveria uma condenação, mas o homem que recebeu a palavra de Jesus e crê, terá a vida eterna com Deus e não entrará em condenação: João 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

CONCLUSÃO
Deus quer que o homem pecador faça a boa escolha. Ele tem prazer naqueles que se apegam à sua palavra e vivam de acordo com a vontade do Senhor. E hoje nós também somos convidados a fazer e permanecer na melhor escolha, pois cremos que Deus, através de suas infinitas misericórdias, nos mostrou a sua palavra para que andemos todos os dias da nossa vida sob sua proteção, sob a sua luz e assim, com Jesus em nossas vidas, herdaremos a vida eterna com Deus.

A paz do Senhor!

Ir. Vagner Ximenes