quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Provérbios 17:17 Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.

INTRODUÇÃO
A Palavra de Deus nos mostra a ação de três pessoas dentro de uma unidade inseparável. Essas três pessoas são o Pai, o Filho e o Espírito Santo, eles não são três deuses, mas um único e verdadeiro Deus (1ª João 5:7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um). E essas três pessoas agem em favor da vida daqueles que hão de herdar a vida eterna com Deus.


DESENVOLVIMENTO
No versículo que lemos, podemos notar a atuação dessas três pessoas de forma maravilhosa:

Em todo o tempo: Com a morte de Jesus, o Espírito Santo veio para ficar em todo o tempo, para sempre com a Igreja (João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre), pois é o Espírito Santo quem leva a igreja ao encontro com o Senhor Jesus (1ª Co 12:3b E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo). Durante nossa caminhada, passamos por dificuldades, mas o Espírito Santo nos ajuda e até mesmo intercede em nosso favor (Romanos 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis). Aqui claramente vemos a operação de Deus através do Espírito Santo;


Ama o amigo: Aqui notamos a operação do Deus Pai. Deus criou Adão e Eva para que eles tivessem intimidade com Deus. Só quem são amigos possui a liberdade de penetrar na intimidade um do outro. E no Éden era assim, Adão e Eva tinham, antes de pecar, liberdade e acesso direto a Deus. Dialogavam com Ele, ouviam Ele falar. Lembramos de Abraão, que foi chamado amigo de Deus, pois creu na Palavra que Deus havia falado (Tiago 2:23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 2º Crônicas 20:7b ...e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre? Isaías 41:8b ...semente de Abraão, meu amigo). Lembramos também que Deus chamou Moisés para um relacionamento de íntimo contato com Ele (Êxodo 33:11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo). E hoje Deus Pai quer ser nosso amigo, e quando aceitamos ser amigos do Senhor podemos notar seu amor constante, durável, infinito para conosco e assim podemos nos relacionar com Ele, conversando, pedindo, confessando, chorando aos seus pés (1ª Ts 5:17 Orai sem cessar). Como o melhor amigo, Ele sempre será fiel e o seu amor para sempre permanecerá (2º Tm 2.13 se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo; 1ª João 4:19 Nós o amamos porque ele nos amou primeiro e Jr 31.3b ...Com amor eterno te amei).


E na angústia nasce o irmão: os dois trechos acima, nos falaram do Espírito Santo, do Pai e agora este trecho nos falará do Filho, o Senhor Jesus. Este trecho nos fala de uma angústia que gera, que dá origem. A palavra diz que pela morte, pelo sangue de Jesus um povo foi comprado para Deus (1ª Co 7:23 Fostes comprados por bom preço e 1ª Pe 1:18-19 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado). Então, pela angústia, sofrimento de Jesus sua igreja foi gerada (Jo 11:51b-52 ...profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos. Mateus 23:8b ...e todos vós sois irmãos), ou seja, com o sofrimento e a morte de Jesus, nós temos o direito de ser irmãos uns dos outros e filhos de Deus (Jo 1:12 Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus). Muitas foram as angústias sofridas pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para que hoje tivéssemos acesso a Deus e assim sejamos todos feitos irmãos. Podemos destacar pelo menos 6 angústias:

1ª Suar sangue è No Getsêmani, o Senhor estava num nível de estresse tão acentuado que suou grandes gotas de sangue (Lucas 22:44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão);

2ª A flagelação è Jesus é açoitado pelos carrascos romanos sob ordem de Pilatos (João 19:1 Pilatos, pois, tomou, então, a Jesus e o açoitou);

3ª A coroa de espinhos è Depois dos açoites, veio o escárnio da coroação. Com longos espinhos estes penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (João 19:2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça e lhe vestiram uma veste de púrpura);

4ª A caminhada até o calvário è Jesus tinha de percorrer mais ou menos 600 metros até o Calvário e isto seria com a barra horizontal da cruz em suas costas. Estudiosos dizem que esta barra pesava em torno de 50 quilogramas (Lucas 23:26 E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus);

5ª A crucificação è Neste momento, Jesus é despido da sua túnica, a qual devido aos ferimentos está colada à sua pele e os soldados a tiram e isso traz uma imensa dor. Jesus é deitado de costas, sobre a barra horizontal da cruz os carrascos pregam os cravos nas mãos de Jesus, após isso elevam Jesus para encaixe da barra horizontal na vertical já antes fixada e após pregam os pés (Marcos 15:25 E era a hora terceira, e o crucificaram);

6ª As horas na cruz è Jesus tem sede, dão a Ele vinagre (bebida ácida em uso entre os militares da época). Os músculos do abdômen e depois os das costelas, os do pescoço e os respiratórios se endurecem causando dores intensas e dificuldade respiratória. A respiração de Jesus se faz, pouco a pouco, mais curta, seria como um asmático em plena crise. Jesus é envolvido pela asfixia. Lentamente Jesus se esforça profundamente e toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem. A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam, pois Jesus quer falar e suas palavras são sempre poucas. Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo e a asfixia recomeça. Jesus proferiu as sete frases (Mateus 27:31-56; Mc 15:21-41; Lucas 23:26-49 e João 19:17-37):

1ª Palavra de Compaixão: “Mulher aí está o teu filho, filho aí está tua mãe” (Jo 19:26-27);
2ª Palavra de Perdão: “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23:34);
3ª Palavra de Certeza: E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23:43);
4ª Palavra de Angústia: “Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”(Mt 27:46);
5ª Palavra de Sofrimento: Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.(Jo 19:28);
6ª Palavra de Vitória: “Está consumado” (Jo 19:30); e
7ª Palavra de Celebração: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23:46).

E depois Jesus morre por mim e por ti: Marcos 15:37 E Jesus, dando um grande brado, expirou.


CONCLUSÃO
Assim, diante desta atitude do nosso Deus em nos amar, sofrer e resgatar para si, nós só temos motivos para agradecer e permanecer na presença dEle. Caminhar com ele é o que mais nos interessa e a cada dia firmado na sua promessa caminharemos cheios de alegria rumo à eternidade. Louvado seja o Nome do Senhor!


A paz do Senhor!

Ir. Vagner Ximenes