terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

COM O SUMO PASTOR VIVEMOS EM PLENA COMUNHÃO


Salmos 23:1,5-6 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.

INTRODUÇÃO
O Salmo 23 talvez seja o salmo mais conhecido da Bíblia. Suas linhas expressam uma profundidade tão maravilhosa que nossa alma regozija em lê-lo, pois mostra uma relação entre o servo e o seu Deus. O rei Davi, autor desse salmo, inspirado pelo Espírito Santo, e conhecedor do Deus ao qual servia, entendia plenamente que o Deus que ele servia jamais o abandonaria. Ele tinha a certeza que tudo poderia vir à sua vida: lutas, tristezas, tribulações, mas Davi tinha a certeza de que o Senhor era seu Pastor. E, com o Senhor sendo seu Pastor, a sua vitória seria certa.

DESENVOLVIMENTO
Eis as maravilhas de ter o Senhor como nosso Pastor:

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará: O servo entende nada faltará na vida dele, ou seja, tudo poderá suceder em sua vida. Lutas virão, enfermidades, tribulações, choros, lágrimas, mas também o servo tem a certeza de que as vitórias vem, pois o Senhor é o nosso Pastor.(Salmos 30:5 o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.)

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos: A mesa fala do momento de comunhão com o Senhor. Em meio as nossos inimigos, o nosso Pastor nos permite ter comunhão com Ele para que vençamos nossos inimigos, que são: o mundo, a carne e o inimigo.

Unges a minha cabeça com óleo: Fala do derramar do Espírito Santo na vida do servo que busca ter o Senhor como seu Pastor. Seus pensamentos, sua direção é toda emanada pelo Espírito Santo. Vida em comunhão, tendo as manifestações do Espírito Santo em sua vida.

O meu cálice transborda: Na época da Davi se alguém fosse convidado para visitar uma residência, quando o anfitrião enchia o cálice do visitante até transbordar era sinal de que a presença do visitante era agradável, prazerosa ao anfitrião, ou seja, quando nós estamos na busca contínua de comunhão com o Senhor tornamos agradável a Ele e quando estamos em comunhão o Senhor se alegra da nossa presença em sua Obra.

Após isso Davi profeticamente se vê no projeto da Trindade:

Certamente que a bondade e a misericórdia: O projeto de Deus Pai na vida do servo;

Me seguirão todos os dias da minha vida: O projeto do Espírito Santo onde a seguimos em santificação do Espírito após sermos eleitos e chamados para a Obra do Senhor;

E habitarei na Casa do SENHOR por longos dias: O Senhor Jesus nos foi preparar morada (João 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar), projeto do Filho.

CONCLUSÃO
Assim, se nós deixarmos o Senhor ser o nosso Pastor, viveremos em contínua comunhão com o Senhor, envolvidos na sua Obra e entendidos do projeto da Trindade em nossas vidas.