segunda-feira, 20 de junho de 2011

O LIVRO DE JÓ

O livro de Jó >>> Um estudo revelado por Deus disponível em áudio no site www.radiotrombetas.com.br no menu Multimídia, quadro MAIS QUE PALAVRAS(página 2).




Muito bom esse estudo, vale a pena conferir.

Eis um pequeno resumo:

Paciência de Jó que não ouviu ou falou esse jargão?

Jó é tido por muitos, pela história humana como vítima de Deus, pois Jó era homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal (Jó 1:1) e sobre ele sobreveio muitos males. Perdeu os bens, os filhos e filhas, seus serviçais, além de sua mulher que falava contra ele. Como a um homem íntegro, reto e temente a Deus, Jó era perfeito sob a ótica humana; como Deus poderia fazer com que esse homem atravessasse todo aquele mal?

Dessa forma, o homem natural jamais entenderá qual foi o propósito de Deus. MAS todos nós sabemos que TUDO que Deus faz em nossas vidas é para o nosso bem. É para que nós tenhamos uma fé firme, estruturada no Senhor.

O homem natural entende as coisas na sua razão, na sua lógica, mas o homem espiritual entende sob a luz da revelação divina e essa revelação provém de Deus. Para remover um homem da razão, da lógica só com a revelação.

O que o Senhor quis fazer com Jó? O Senhor quis mudar a mentalidade dele, pois Jó se achava justo aos seus próprios olhos. (Jó 32:1 ENTÃO aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos.).

Ao ler o capítulo 29, notamos que Jó era presunçoso, cheio de si. Homem de boas obras, de boas ações. Jó se achava auto-suficiente. Jó, em sua vida, era o centro de tudo e de todos. Engraçado que Jó achava-se tão perfeito que ele sacrificava pelos filhos deles, achando-se santo, mas não se auto-avaliava.

Foi por isso que o Senhor o quis confrontar. O Senhor quis dá uma outra mentalidade a Jó. Se eu me acho justo aos meus próprios olhos é porque algo está errado comigo, pois quem nos justifica é o Senhor. Jó se auto-justificava, achava-se intocável.

Seus três amigos queriam que Jó confessasse seu pecado, mas eles não tiveram a condição de argumentar contra Jó. Mas entra outro personagem, Eliú no capítulo 32 faz suas explanações dizendo que Jó se justificava a si próprio mais do que a Deus (Jó 32:2). Jó ainda falou: 34:5 Porque Jó disse: Sou justo, e Deus tirou o meu direito.

E no capítulo 38 o Senhor fala a Jó: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? (Jó 38:1-2).

Depois de o Senhor falar, Jó entende: Jó 42:1-6:
ENTÃO respondeu Jó ao Senhor, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Que nós não nos esqueçamos: Por mais que façamos algo, jamais seremos justificados, pois a salvação não vem de obras, mas sim pela graça mediante a fé, Efésios 2:8-9.

Vale a pena conferir esse estudo, acessem lá.

Maranata: O Senhor Jesus vem!