quinta-feira, 14 de abril de 2011

PÁSCOA: CORDEIRO OU COELHO?

Está se aproximando a Páscoa e vemos muito que nesse período é época de ovos(de coelho) de páscoa.


O que tem haver coelho(que bota ovos) com Páscoa?


Lembremos: Atos 21:25 "Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação." (grifo nosso)




Na verdade sabemos que Páscoa está ligada a Cordeiro.
O sangue do cordeiro foi livramento para os judeus no Egito, o Sangue de Jesus é livramento para as nossas vidas.


CORDEIRO=JESUS=SALVAÇÃO


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- 



A páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem)

Qual o real sentido da Páscoa?
Quando o povo que Deus escolheu estava sendo escravizado no Egito, o Senhor, com mão poderosa, o fez sair.
No livro de Êxodo capítulo 12 narra como foi instituída a Páscoa do Senhor.
Êxodo 12(1) Ora, o Senhor falou a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
(2) Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
(3) Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si umcordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
(7) Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
(11) Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor.

Mas para hoje como entendemos a Páscoa?
Através da leitura do capítulo 12 de Êxodo, vemos que da forma como os Judeus saíram do Egito, há uma direção para aquilo que o Senhor tem preparado para nós hoje, ou seja, o Senhor quer nos passar para uma nova vida.

Vejamos.
1-O cordeiro: O Texto Santo já apontava para o sacrifício do Senhor Jesus na cruz do Calvário. Como João Batista falou: João 1:29 “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Disso não há dúvida, assim como o cordeiro foi sinônimo de vida para os primogênitos de Israel, na passagem do Egito para a Terra Prometida, o Cordeiro de Deus, Jesus, é vida para nós rumo à eternidade.

2-O sangue nos umbrais e verga da porta: O sangue é do Cordeiro, o Cordeiro é Jesus. Assim como os judeus, para não morrer os seus primogênitos, colocaram o sangue, assim nós devemos, espiritualmente, clamar ao Senhor pelo Sangue de Jesus para purificação dos nossos pecados, Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” 1º João 1:7 “e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.” Importante! Aqui entendemos que não se trata de sangue biológico, mas um ato espiritual.

3-A forma como comer o cordeiro(Êxodo 12:11) “Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente;”
Aqui é mais um detalhe para os filhos de Deus. O que Deus quis transmitir com isso foi o processo da Páscoa. A Páscoa, hoje, não é uma data somente. Ela é um ato presente, a ser vivido agora.
Explicando melhor, onde Israel tava sendo escravizado? No Egito. O Egito hoje para nós, povo de Deus, é o mundo onde o pecado atualmente escraviza o homem. Só para confirmar lembremos da penúltima praga, densas trevas(Êxodo 10:21). Hoje há densas trevas do pecado assolando a humanidade. Assim, devemos viver a Páscoa todos os dias, pois isso valoriza o Sacrifício perfeito do Senhor Jesus na cruz do Calvário.

Lombos cingidos representa a proteção pela Palavra de Deus ao seu povo.
O sapato nos pés nos fala do preparo para a caminhada.
O cajado hoje é representado pela direção que o Espírito Santo dá, aos que se consagram a Deus, rumo a eternidade.
Comer apressadamente; meu irmão, minha irmã, não há mais tempo há perder, o Senhor Jesus nos disseJoão 6:54 “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna”. O banquete está posto, comamos daquilo que o Senhor nos reservou para termos vida eterna. Os judeus marcharam rumo à Terra Prometida, nós marcharemos rumo à eternidade, a Jerusalém Celestial, louvado seja o Santo Nome do Senhor!

Páscoa no Antigo Testamento significou passagem do Egito rumo à Terra Prometida.

Páscoa no Novo Testamento significa sair do mundo do pecado, onde há densas trevas e marchar rumo à eternidade junto a Jesus nosso Senhor e Salvador.

Como todos nós pecamos, então essa Páscoa deve ser vivida todos os dias. Todos os dias devemos colocar seu Sangue sobre nossas vidas, está preparado para a caminhada e comer apressadamente do Cordeiro(de Deus).

Assim como houve trevas, morte dos primogênitos egípcios e saída do povo de Deus do Egito, da escravidão,hoje também já há as trevas, trevas do pecado e a qualquer momento um povo estará saindo rumo à eternidade, ou seja, a volta gloriosa do Senhor JesusApocalipse 3:11 “Eis que venho sem demora.”

Filipenses 2:10-11
"Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixoda terra,
toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Meditem:
Lucas 12:19-20 “e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”


(Maranata: O Senhor Jesus vem!!!)


Que a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco!!!!


Igreja Cristã Maranata - Sobral-CE
Cultos Terças, Quintas, Sábados e Domingos das 19:30 às 20:15 Av. Senador Ermírio de Moraes, Coelce/Santa Casa, Sobral-CE