terça-feira, 15 de abril de 2014

E O SANGUE DE JESUS CRISTO, SEU FILHO, NOS PURIFICA DE TODO PECADO.

Muitos tem procurado o Reino de Deus, mas têm esquecido de buscar a sua justiça, ou seja, quando buscamos essa justiça ela nos vem pelo Sangue de Jesus.

Romanos 5:9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Então de que forma nós encontramos a justiça do Reino de Deus?

Romanos 3:25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;


Louvado seja o nome do Senhor por nos ter revelado essa doutrina!

Amós 3:7 Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Veja imagens do eclipse 'Lua de sangue'

Eclipse põe a Lua na sombra da Terra em relação ao Sol.
Fenômeno dá tom avermelhado à Lua.

Do G1, em São Paulo
194 comentários
A Lua vermelha vista de Burbank, na Califórnia. (Foto: Kevin Winter / Getty Images / AFP Photo)A Lua vermelha vista de Burbank, na Califórnia. (Foto: Kevin Winter / Getty Images / AFP Photo)
O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar, ou a “Lua de sangue”, quando a Lua fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.
No Brasil, o eclipse total poderia ser visto a partir das 3h, por cerca de 78 minutos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, se as condições meteorológicas permitissem.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.
Progressão do eclipse lunar total visto em Miami, nos EUA. (Foto: Joe Raedle / Getty Images / AFP Photo)Progressão do eclipse lunar total visto em Miami, nos EUA. (Foto: Joe Raedle / Getty Images / AFP Photo)
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetirá apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses do Sol -- um em abril e outro em outubro.
Eclipse lunar é visto em Brasília (Foto:  Ueslei Marcelino/ Reuters)Eclipse lunar é visto em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters)
A agência espacial americana (Nasa) explicou que a Lua de sangue é quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre - algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.
Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.
Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:
- 15 de abril: Eclipse total da Lua – visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia
- 29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um "anel" do Sol em volta da Lua) - visível na Antártica e Austrália
- 8 de outubro: Eclipse total da Lua - visível nas Américas, na Austrália e Ásia
- 23 de outubro: Eclipse parcial do Sol - visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia
Eclipse lunar visto da cidade de Guadalajara, no México (Foto: AFP)

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Manuscritos do Mar Morto - o verdadeiro tesouro

Fonte: http://www.beth-shalom.com.br/artigos/manuscritos_mar_morto.html

O Verdadeiro Tesouro dos Manuscritos do Mar Morto

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices [...] são mais desejáveis do que ouro, [...] em os guardar há grande recompensa [...] Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata” (Salmo 19.7,10-11; Salmo 119.72).
Muhammad estava agitado e inquieto. Sua cabra travessa tinha sumido. Ao vaguear sem rumo longe de seu rebanho e de seus amigos, o beduíno chegou a uma caverna que ficava em posição elevada e dava frente para a costa noroeste do Mar Morto. Por pensar que o animal desgarrado tivesse se perdido dentro da caverna, o beduíno começou a jogar pedras pela entrada da gruta a fim de fazê-lo sair lá de dentro. Quando ele ouviu o ruído das pedras que batiam em peças de cerâmica, ficou intrigado. Será que lá dentro da caverna poderia haver um tesouro escondido? Com toda a empolgação, ele correu até a entrada da caverna, porém, no interior dela não encontrou ouro, nem prata, apenas jarros grandes e antigos ao longo das paredes, os quais continham rolos de pergaminhos despedaçados. Ele pensou: “pelo menos os pergaminhos de couro vão servir para fazer correias e tiras de sandálias”. Lamentavelmente, Muhammad não conseguiu perceber a real importância daquele momento. A teimosia de sua cabra o levara àquela que pode ser considerada, nos tempos modernos, a maior descoberta de manuscritos: uma incalculável reserva entesourada da Palavra escrita – os Manuscritos do Mar Morto.

Beduínos não marcam o tempo como os ocidentais, mas assemelham-se aos seus antepassados; sua concepção de tempo e momento está relacionada com outros acontecimentos. Assim, não se pode datar essa descoberta com precisão. Após uma revisão, a nova data para a descoberta do primeiro rolo de manuscritos é a de 1935 ou 1936. A partir de então até o ano de 1956, muitos outros manuscritos foram achados. Acredita-se que esses manuscritos sejam de datas diferentes, as quais variam do século III a.C. até o século I d.C. A maior parte deles foi descoberta em cavernas de formação calcária em Qumran, situadas exatamente a noroeste do Mar Morto. A maioria dos pergaminhos é escrita em hebraico; o restante deles é escrito em aramaico e grego. Foram achados mais de 900 documentos, que correspondem a 350 obras distintas em suas múltiplas cópias. Muitos dos escritos bíblicos e extrabíblicos estão representados em pequeníssimos fragmentos. Só em uma caverna foram encontrados 520 textos, na forma de 15 mil fragmentos. Como se pode imaginar, juntar todos esses pedaços de pergaminho na sua respectiva posição para que se faça a tradução tem se constituído numa tarefa gigantesca.

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto confirma aquilo que as pessoas que crêem na Bíblia sempre souberam, ou seja, que a Bíblia, tal qual a temos na
atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade. Na foto: as cavernas de Qumran.
A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto confirma aquilo que as pessoas que crêem na Bíblia sempre souberam, ou seja, que a Bíblia, tal qual a temos na atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade. Apesar dos ataques contra a Bíblia, a Palavra de Deus permanece para sempre: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (2 Samuel 22.31).

Sempre houve pessoas que questionaram a confiabilidade das Escrituras. Uma vez que o texto foi copiado e re-copiado ao longo dos séculos, os críticos alegam que é impossível saber-se com certeza o que os escritores bíblicos escreveram ou queriam dizer originalmente. Os Manuscritos do Mar Morto invalidam tal hipótese ou suposição no que se refere ao Antigo Testamento. Foram achadas entre 223 e 233 cópias das Escrituras Hebraicas, as quais foram comparadas com o texto atual. O único livro do Antigo Testamento que não foi encontrado nessa descoberta é o livro de Ester. É possível que ele esteja oculto numa caverna ainda não identificada de algum lugar isolado.

Antes dessa descoberta, os manuscritos mais antigos das Escrituras Hebraicas datavam do século IX d.C. ao século XI d.C. Tais manuscritos constituem aquele que é chamado de Texto Massorético, termo este originado da palavra hebraica masorah que significa “tradição”. Os escribas judeus de Tiberíades, denominados massoretas, procuraram meticulosamente padronizar o texto hebraico e sua pronúncia; a obra que realizaram ainda é considerada uma referência confiável nos dias de hoje. Os manuscritos de Qumran são, no mínimo, mil anos mais antigos que o Texto Massorético. Na realidade, esses manuscritos são até mesmo mais antigos que a Septuaginta, uma tradução grega do Antigo Testamento elaborada no Egito durante o período de 300 a 200 a.C.

Vasos encontrados em Qumran.
Comparações minuciosas têm sido feitas entre o Texto Massorético e os Manuscritos do Mar Morto. Encontraram-se diferenças insignificantes de ortografia e gramática. Os críticos e céticos em relação à Bíblia ficaram surpresos quanto à maneira pela qual o texto daqueles manuscritos se assemelha ao texto atual. Eles não encontraram nenhuma objeção evidente às principais doutrinas das Escrituras Sagradas. A parte bíblica da literatura descoberta em Qumran confirma o estilo de expressão verbal e o significado do Antigo Testamento que temos em nossas mãos na atualidade: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5.39).

Além das cópias das Escrituras do Antigo Testamento, as cavernas do Mar Morto também nos proporcionaram outras obras escritas. Esses documentos descrevem o estilo de vida e as crenças da misteriosa comunidade que viveu na região de Qumran. Embora não sejam escritos bíblicos, são registros valiosos que possibilitam a compreensão do contexto de vida e da cultura na época do Novo Testamento. Infelizmente os estudiosos dão mais atenção a essas obras de menor relevância do que às Escrituras, ainda que os textos bíblicos sejam mais importantes para os problemas da vida, pois o legítimo plano de Deus para a redenção da humanidade só se encontra no texto da Bíblia.


Uma Exatidão Maravilhosa


O grande rolo de Isaías, encontrado quase intacto em Qumran.
O Manuscrito do Livro [i.e., rolo] de Isaías encontrado na caverna 1 da região de Qumran oferece um sensacional exemplo da transmissão exata do texto na tradução. Acredita-se que esse extraordinário manuscrito date de cem anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Foi um manuscrito semelhante a esse que Jesus utilizou na sinagoga da aldeia de Nazaré, quando leu a seguinte passagem das Escrituras: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres” (Lucas 4.18; Isaías 61.1). Ele continuou a leitura até determinado ponto. Em seguida, devolveu o livro [i.e., rolo] ao assistente da sinagoga e se sentou. Enquanto todos tinham os olhos fitos em Jesus, Ele declarou que aquela porção das Escrituras acabara de se cumprir diante dos ouvintes. Dessa forma, Jesus afirmou claramente ser Ele mesmo o Messias de Deus, vindo ao mundo para conceder a salvação a todo aquele que O receber.

A mesma passagem bíblica traduzida diretamente a partir do Manuscrito do Livro de Isaías descoberto em Qumran (o qual é cerca de mil anos mais antigo do que o manuscrito hebraico [i.e., o Texto Massorético] no qual se basearam as outras traduções), é praticamente idêntica: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque YHVH [N. do T., o tetragrama sagrado em hebraico que se refere ao nome supremo de Deus: Yahveh ou Javéme ungiu para pregar as boas novas aos quebrantados”. A integridade da reivindicação de Cristo, conforme está escrita em nossas Bíblias, se confirma.

É fascinante que os manuscritos achados com mais freqüência em Qumran, sejam completos, sejam na forma de pequenos fragmentos, referem-se aos mesmos livros da Bíblia geralmente citados no Novo Testamento: Deuteronômio, Isaías e Salmos. Tal fato desperta um interesse ainda maior à luz das próprias palavras de Jesus concernentes às Escrituras Hebraicas:
“A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lucas 24.44).

Muitos outros exemplos poderiam ser citados. O fato principal acerca da Bíblia e desses rolos de manuscritos resume-se naquilo que um grande expositor das Escrituras, o inglês G. Campbell Morgan (1863-1945), certa feita compartilhou: “Não existe vida nas Escrituras em si mesmas, porém, se seguirmos a direção para onde as Escrituras nos levam, elas nos conduzirão até Ele e assim encontraremos a vida, não nas Escrituras, mas nEle através delas”.[1]
“Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is 40.8).
Infindáveis argumentações e debates têm surgido acerca desses manuscritos. Contudo, os crentes em Cristo podem estar certos de que tais manuscritos bíblicos antigos ratificam, apóiam e dão credibilidade à Bíblia que temos nos dias de hoje. A Palavra de Deus continua a ser a única fonte legítima da fé e da doutrina para todo aquele que busca recompensa eterna.
“São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa” (Salmo 19.10-11).

Sendo assim, pobre Muhammad! Ele tinha esperança de encontrar os tesouros deste mundo, mas achou apenas pergaminhos despedaçados que só prestavam para fazer correias de sandálias! Lamentavelmente o lucro deste mundo é uma prioridade que absorve a pessoa completamente. O mundo considera as Escrituras Sagradas como algo sem valor; ou com alguma utilidade, de vez em quando, para serem citadas como “palavras da boca pra fora”, mas nunca para serem aceitas pela fé e praticadas. Todavia, nós, os salvos em Cristo, temos um conhecimento mais apurado. Temos conhecimento suficiente para não desprezar o tesouro verdadeiro e incalculável que só pode ser descoberto quando se faz uma escavação no solo da Palavra de Deus:

“E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus” (Provérbios 2.3-5). (Peter Colón - Israel My Glory - http://www.beth-shalom.com.br)

A Mais Antiga das Antigüidades

A cópia mais antiga das Escrituras do Antigo Testamento conhecida até o dia de hoje foi descoberta em 1979. São dois minúsculos rolos de manuscritos feitos de prata, que eram usados como talismãs e foram descobertos dentro de um túmulo em Jerusalém. O texto de sua inscrição foi cunhado em hebraico antigo. O manuscrito, surpreendentemente, continha uma citação da benção sacerdotal registrada em Números 6.24-26:
“O Senhor te abençoe e te guarde;o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz”.
A inscrição data do século VII a.C., por volta da época do templo de Salomão e do profeta Jeremias. Portanto, esses versículos, provenientes do quarto livro da Torah [i.e., do Pentateuco], são cerca de 400 anos mais antigos do que os Manuscritos do Mar Morto.

Nota:

  1. Citado na obra de Leon Morris, The Gospel According to John, Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1971, p. 331, nota 116.

O Tanakh – CÂNON DAS ESCRITURAS HEBRAICAS



O cânon das escrituras hebraicas corresponde ao Velho Testamento da Bíblia Cristã, são 39 livros com apenas diferença na ordem em que se encontram.

Nossa Bíblia segue a seguinte ordem:

5 Livros da Lei Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
12 Livros históricos  Josué, Juízes, Rute, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
5 Livros poéticos ou sapienciais  Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
5 Livros dos Profetas maiores  Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
12 Livros dos Profetas menores  Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

No Tanakh os 39 livros estão, conforme disposição abaixo, na seguinte ordem:

Torá: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (5 livros)
Neviyim: Os Primeiros Profetas – Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Os Últimos Profetas – Isaías, Jeremias, Ezequiel e Os Doze (i.e., os doze Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias). (21 livros)
Ketuvim: Os Livros Poéticos – Salmos, Provérbios, Jó. Os Cinco Megilloth (i.e., Rolos) – Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester. Os Livros Históricos – Daniel, Esdras, Neemias, 1 e 2 Crônicas. (13 livros)

Essa ordem explica a razão do comentário do Senhor Jesus sobre os líderes religiosos corruptos, conforme texto: 

Mateus 23:34-35 “Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.”

Jesus se referia aos justos que foram assassinados desde o primeiro até o último livro das Escrituras Hebraicas. O assassinato de Abel foi relatado em Gênesis 4.8; o assassinato de Zacarias foi descrito em 2 Crônicas 24.20-22.

Agora não resta dúvida da quantidade de livros no Velho Testamento: 39, pois o próprio Senhor Jesus levou em consideração esses livros nessa passagem acima citada.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ELE TROUXE A ESPERANÇA, ELE TROUXE A VIDA!

O SENHOR dos senhores

DEUTERONÔMIO 10:17 Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

SALMOS 136:3 Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade é para sempre.

1ª TIMÓTEO 6:15 A qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

APOCALIPSE 17:14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis.

APOCALIPSE 19:16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Blog - Bíblia a Palavra de Deus

Acesse: http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br


LUCAS 21

Lc 21.10   Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino, contra reino;

Tropas russas invadem base aérea na Crimeia e dão ultimato

Vladimir Putin promulgou na sexta-feira (21) anexação da Crimeia à Rússia.
Veículos armados russos entraram na base de Belbek.

Da Reuters
506 comentários
Tropas russas cercaram e invadiram uma base aérea ucraniana na Crimeia e emitiram um ultimato às forças locais, exigindo a rendição, disse neste sábado (22) o vice-comandante da base em Belbek, perto de Sebastopol.
Homens armados que estariam a serviço da Rússia se protegem atrás de veículo blindado enquanto tomavam a base ucraniana de Belbek neste sábado (22) (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters)Homens armados que estariam a serviço da Rússia se protegem atrás de veículo blindado enquanto tomavam a base ucraniana de Belbek neste sábado (22) (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters)
"As tropas russas nos deram uma hora para uma rendição ou eles vão começar a atacar. Não vamos a lugar algum, vamos ver que tipo de ataque é este", disse Oleg Podovalov à Reuters.
Após o prazo, as forças armadas, com o apoio de veículos blindados russos, entraram na base e atiraram para o alto com armas automáticas, alertando as tropas ucranianas que estavam do lado de dentro.
Um veículo blindado forçou a entrada da base de Belbek, perto de Sebastopol, onde um homem apontou sua arma para soldados ucranianos. Uma ambulância foi vista no local.
O comandante da base informou, segundo a Reuters, que será levado pelos russos para “conversas”.
Blindado que seria de forças russas é visto na frente da entrada da base área ucraniana de Belbek neste sábado (22) (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)Blindado que seria de forças russas é visto na frente da entrada da base área ucraniana de Belbek neste sábado (22) (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)
Tiros foram ouvidos dentro do local. Um ucraniano ficou ferido na tomada da base, que era um dos últimos prédios militares na Crimeia ainda sob controle da Ucrânia, informou o coronel ucraniano Juliy Mamchur à Reuters, comandante da base.
Perguntado se achava que iria retornar com segurança das negociações em um local não especificado, ele disse: "Vamos esperar para ver. Por agora, estamos concentrando todas as nossas armas no armazenamento da base".
Depois que os russos entraram, um oficial ucraniano que se identificou apenas como Vladislav disse: "Nós não provocamos isso, esta foi à força bruta. Eu não sei se essa base estará formalmente nas mãos dos russos até o final do dia".
Mamchur, o comandante, disse às suas tropas que iria informar o alto comando que eles se mantiveram firmes. Os soldados aplaudiram, gritando "Viva a Ucrânia!"
Muitos se levantaram para tirar fotos uns dos outros na frente da bandeira ucraniana.
A tomada russa da Crimeia ocorreu em grande parte sem derramamento de sangue, embora um soldado ucraniano tenha sido morto e dois outros terem ficado feridos em um tiroteio em Simferopol no início desta semana.
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse na sexta-feira que as bases da Crimeia ainda estavam formalmente sob o controle da Ucrânia, mas a maioria está agora ocupada pelas tropas russas.
O presidente Vladimir Putin promulgou na sexta-feira (21) a anexação da Crimeia à Rússia.
Soldados ucranianos na base em Belbek (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)Soldados ucranianos na base em Belbek (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)

LUCAS 21

Lc 21:11 E haverá, em vários lugares, grandes terremotos, e fomes, e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu.

globo.com

Sobe para seis o número de mortos por forte terremoto no Chile


Tremor de magnitude 8,2 ocorreu a cerca de 100 km da cidade de Iquique.
Tsunami atingiu a região norte do país; alerta foi retirado na madrugada.

Do G1, em São Paulo
8 comentários
Veículos e barcos foram atingidos após um tsunami que atingiu Iquique, no Chile. Um forte terremoto de magnitude 8,2 atingiu a costa do norte do país (Foto: Cristian Vivero/Reuters)Veículos e barcos foram atingidos após tsunami na cidade de Iquique, no norte do Chile (Foto: Cristian Vivero/Reuters)
Um terremoto de magnitude 8,2 que atingiu parte do Chile na noite de terça-feira (1°) e provocou um tsunami na região norte do país deixou pelo menos seis mortos. As causas das mortes seriam ataques cardíacos e esmagamento, segundo autoridades chilenas.
Além dos mortos , pelos menos três pessoas ficaram gravemente feridas, informou o ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo.
A Marinha do país emitiu um alerta de tsunami imediatamente após o tremor de terra. As ondas chegaram à costa do país e a maré aumentou de 1,58 m para 1,8 m, segundo o monitoramento da Marinha. O alerta de tsunami foi retirado na madrugada desta quarta-feira (2).
Arte terremoto Chile 02/04 09h30 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do terremoto de magnitude 8,2 está localizado a cerca de 100 km a noroeste da cidade de Iquique, na fronteira com o Peru, a uma profundidade de 20 km. Anteriormente, o terremoto havia sido classificado como sendo de magnitude 8.
O tremor e o tsunami forçaram autoridades do país a esvaziar partes de algumas cidades e a emitir alertas para toda a costa do Pacífico Sul e da América Central. A operação envolveu a retirada de 900 mil pessoas, segundo o diretor do Escritório  Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro. Os alarmes soaram no vizinho Peru, onde o terremoto foi sentido com força e as principais cidades do sul foram isoladas, e até no Equador. Não foram divulgados estragos relacionados diretamente com o tsunami.
A mídia local relatou falta de energia e congestionamentos em algumas estradas, à medida que moradores tentavam fugir para regiões mais seguras, em meio à chegada das primeiras ondas a Iquique, uma cidade portuária importante para a exportação de cobre.
O Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile informou que o forte terremoto foi sentido às 20h47 locais (mesmo horário em Brasília) e que seu epicentro foi registrado 85 km a sudoeste de Cuya e a 99 km da costa da cidade de Iquique, na província de mesmo nome.
Idosa é levada para um abrigo após um alarme de tsunami na cidade de Antofagasta, ao norte de Santiago (Foto: Reuters)Idosa é levada para um abrigo após um alarme de
tsunami na cidade de Antofagasta, ao norte de
Santiago (Foto: Reuters)
Moradores no último andar de um prédio na cidade de Iquique. (Foto: Cristian Vivero / Reuters)Moradores no último andar de um prédio na cidade
de Iquique (Foto: Cristian Vivero / Reuters)
O prefeito de Arica, a 1.660 km de Santiago, Salvador Urrutia, disse que a cidade registrou feridos após o forte tremor ter destruído algumas casas e causado danos a alguns prédios.
O terremoto também provocou deslizamentos de terra e bloqueios parciais de estradas, de acordo com o Onemi.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que a costa do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua também estava em risco.
Moradores se refugiam em estádio de Iquique. (Foto: Aldo Solimano / AFP Photo)Moradores se refugiam em estádio de Iquique
(Foto: Aldo Solimano / AFP Photo)
Bachelet viaja para áreas afetadas
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, assinou decreto que declara área de desastre nas regiões de Arica e Tarapacá, duas das mais afetadas pelo terremoto. A presidente viajará nesta quarta-feira (2) para as áreas afetadas.

O tremor ocorreu perto de uma área onde estão concentradas algumas das maiores mineradoras de cobre do mundo. No entanto, a estatal Codelco, maior produtora mundial de cobre, informou que o epicentro do terremoto estava longe de suas operações. A gigante internacional BHP Billiton opera a mina de cobre Cerro Colorado na região.
"A mina (Cerro Colorado) está em uma área elevada, longe do epicentro, não deveria ter nenhum impacto nas operações", disse um porta-voz da BHP Billiton no Chile à agência de notícias Reuters.
A mineradora Southern Copper tampouco sofreu danos em suas reservas.

Em entrevista à GloboNews, um morador da cidade de Antofogasta, a 500 km de Iquique disse que estava jogando futebol quando sentiu um tremor muito forte. "Eu estava jogando futebol e vimos que começaram a mover os focos de luz e sentimos um tremor muito forte no piso", conta. "Nós paramos de jogar, esperamos alguma reação e começaram a tocar as sirenes".

Ele conta que se abrigou na casa de um colega de trabalho, na parte alta da cidade. "São ao redor de 60 mil pessoas que foram evacuadas. Somos vários amigos que estamos na casa de um colega de trabalho. Na verdade, sentimos (tremores) durante toda a semana, mas o de hoje foi muito mais forte e longo. Eu estava muito preocupado com o tsunami, porque meu apartamento e escritório estão perto da orla do mar. Agora é melhor estar num lugar mais alto".
Uma série de terremotos de média intensidade tem abalado a mesma área há várias semanas, alarmando a população. O poderoso tremor ocorreu quatro anos após o devastador sismo de magnitude 8,8 e o tsunami no centro e sul do país que deixaram 525 mortos em 2010.
Moradores de Antofagasta se reúnem na rua depois de alerta de tsunami. (Foto: Francesco Degasperi / AFP Photo)Moradores de Antofagasta se reúnem na rua depois de alerta de tsunami (Foto: Francesco Degasperi / AFP Photo)
Bombeiros tentam extinguir incêndio em um restaurante em Iquique após terremoto sacudir o Chile. (Foto: Aldo Solimano / AFP Photo)Bombeiros tentam extinguir incêndio em um restaurante em Iquique após terremoto sacudir o Chile. (Foto: Aldo Solimano / AFP Photo)

RESPLANDECE! Ó JERUSALÉM!

(Varões)
Resplandece ó Jerusalém!
Porque nasce sobre ti a tua luz,

(Servas)
Jerusalém, és iluminada
Pela glória do Senhor
As tuas ruas são de ouro

Ó quanto almejo nelas andar. (todos)

(Todos) Jerusalém, ó quanto almejo estar
Ao lado do meu Senhor pra sempre o adorar!
Jerusalém, por suas portas vou entrar
E em coro celestial, a Jesus adorar.

(Servas )
Dentro dos teus muros, ó Jerusalém
Assenta-se no trono à destra de Deus Pai

O nosso Rei, o Cordeiro que venceu. (todos)

(Todos)
Jerusalém, quero contemplar
A tua glória como a glória do Senhor,
Quero habitar dentro dos teus muros.

Jerusalém, quero contemplar
A tua glória como a glória do Senhor,
Quero habitar dentro dos teus muros.


Ó Jerusalém (Jerusalém)